SOBRE O AZEITE

Dependendo do modo de extracção e do grau de acidez, o azeite é classificado em três categorias. Todos os tipos de azeite contribuem a uma alimentação saudável. A grande diferença, porém, está no sabor.
Azeite Virgem Extra
Chamado “o rei dos azeites”, esta qualidade é extraída de azeitonas sãs, no seu estado adequado de maturação, e exclusivamente por meios mecânicos. O teor em ácido oléico livre, ou seja, a “acidez”, não pode ultrapassar 0.8 %. Este azeite é rico em vitaminas e antioxidantes e tem cheiro e sabor excelentes.
Todas as variedades do nosso Azeite Monterosa são desta categoria.
O Azeite Virgem Extra representa uma parte muito pequena do azeite consumido. Pode durar até dois anos, mas é no seu melhor quando novo.
Preserva sabores interessantes como o frutado, verde, nozes, picante etc. e é altamente recomendável para preparar saladas e outros pratos crus, como tempero para sopas e ensopados e à mesa para dar o toque final aos seus pratos. Experimente-o também em forma de "Dip" embebendo o pão.
O nosso Azeite Monterosa Virgem Extra apresenta-se em garrafas de 500 ml para garantir que seja consumido num prazo relativamente curto após a abertura da garrafa. O vidro transparente permite apreciar a cor dourada do azeite mesmo com a garrafa fechada. A caixa em cartão abriga o da luz e contém a informação relevante tal como categoria, data de colheita, variedade, acidez e o nosso contacto.
Quando não está a ser usada na refeição, a garrafa deve ser guardada dentro da sua caixa para proteger o azeite da luz. Desta maneira, o azeite dura mais tempo e mantém as suas características organolépticas intactas.
Azeite Virgem
Este azeite é obtido da mesma maneira como o da categoria Virgem Extra, ou seja, exclusivamente por meios mecânicos, mas tem um sabor menos complexo e uma acidez elevada que pode atingir os 2 %. Dura menos tempo do que o Azeite Virgem Extra.

Azeite
Nesta categoria é classificado o azeite de qualidade inferior que apresenta um sabor desagradável, uma acidez demasiado alta, ou uma combinação dos dois, e que por isso foi refinado industrialmente, eliminando por processos químicos e físicos estes factores indesejados. O resultado é um produto que sabe a nada e ao que se junta um pouco de Azeite Virgem para lhe devolver algum sabor de azeite. A maioria dos azeites mundialmente comercializados é desta categoria. Dura vários anos.
Todos os azeites são sensíveis ao oxigénio e a luz e devem ser guardados fechados e ao abrigo da luz.
Os três azeites são beneficiais para saúde humana. A grande diferença está no sabor!
Quando a garrafa de azeite não esta a ser usada na refeição deve ser guardada dentro da sua caixa para durar mais tempo e manter o sabor intacto.

Comentários

Postagens mais visitadas