O DIARIO DE UMA HORTA

kiwi em flor



Penso ter sido no ano passado que trouxemos kiwis para a horta, uma macho e duas fêmeas. Duas das plantas perderam-se, por falta de atenção, e ficámos só com uma. Distinguir entre umas e outras parecia tarefa difícil; toda a gente nos dizia que não se consegue fazer. Faltou dizer foi que a distinção se faz através da flor. Como não sabíamos o que estava por cá comprámos uma fêmea, assim ficaríamos com um "casal" ou, na pior das hipóteses, com duas fêmeas.

Entretanto reparei que o "sobrevivente" está a começar a dar flor e por ela soube que se trata de um macho. Acertámos na compra do segundo exemplar! Isto se a informação encontrada na UBC Botanical Garden estiver correcta, onde encontrei imagens das flores masculinas e das femininas.

O kiwi para dar fruto precisa duma planta macho e uma ou mais fêmeas, até sete no máximo, para dar fruto. Estamos a construir um alpendre onde colocaremos a planta feminina, para aí dar fruto e só precisarmos de esticar a mão para os saborear sob a sua sombra ":
 
http://www.trumbuctu.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas