Projeto cultural que leva filmes infantis a cidades sem sala de cinema faz a gente refletir como atuar pra tornar melhor a infância de quem não tem recursos.




A partir de 26/09 e durante dois meses, a Lifebuoy levará filmes infantis da Disney e Pixar para a população carente de oito cidades brasileiras, da região Sul e Sudeste. O projeto, que já foi realizado com sucesso no ano passado no Nordeste, é um sucesso de público e mais do que isso, uma iniciativa pela infância que merece nosso respeito. A bordo de um caminhão adaptado como cinema, a empresa permite que crianças (de todas as idades!) que moram em cidades sem sala de projeção vivenciem de pertinho a magia dos personagens que habitam o imaginário infantil.
Em casa, eu e meus filhos amamos cinema. O ritual do cinema mesmo: escurinho, som alto, telona. Nem precisa projeção digital, efeitos sensoriais, combo mega faturado de pipoca e refri... Entrar na sala, se entregar à história, esquecer a vida lá fora naqueles minutos em que a realidade dos personagens e a trama nos envolvem, de verdade. Dessas coisas simples e completas que enfeitam o dia da gente. Já imaginou como deve ser, então, para uma criança de 6, 7 anos que nunca, nunquinha entrou em um cinema, de repente, ganhar de presente uma projeção na telona assim, pela primeira vez?!
“Ao infinito e além!”, como diz Buzz Lightyear ensinando seu amigo Woody a voar, em Toy Story. Essa historinha – uma das que serão apresentadas no Cine Lifebuoy (veja programação abaixo) – revelou tanto para meus filhos: o valor da amizade, a passagem do tempo, cuidar daquilo que se gosta... Possibilitar a uma criança esse contato sensorial com o imaginário é, afinal, o direito delas. E o dever dos gestores da sua infância. É pela expressão do lúdico que a criança se livre manifesta, e pelo contato com histórias adequadas à sua faixa etária que cria condições também para se articular e recriar os valores ensinados de forma criativa e prática no seu dia a dia.

O cinema, como arte, propicia essa passagem do que é sensitivo para o concreto, o plano das ideias e ações. Por isso seu valor educativo. Por isso o projeto merece a divulgação, o apoio e os nossos parabéns. E, estava pensando, que tal copiar a ideia? O dia das crianças está chegando e seria uma chance de praticar uma boa ação dessas no bairro, por exemplo. Eu e o João já estamos procurando um abrigo ou associação beneficente de um núcleo habitacional carente para propor uma tarde de cinema. Entramos com a magia e as crianças com a alegria. Alguém mais se habilita?


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CINE LIFEBUOY:
  • Espírito Santo (Aracruz)                     de 26 a 29 de setembro
  • Minas Gerais (Manhuaçú)                   de 3 a 6 de outubro
  • Minas Gerais (Itaúna)                         de 10 a 13 de outubro
  • Rio de Janeiro (Valença)                    de 17 a 20 de outubro
  • Paraná (Telêmaco Borba)                  de 31 de outubro a 3 de novembro
  • Santa Catarina (Joaçaba)                  de 7 a 10 de novembro
  • Rio Grande do Sul (Vacaria)               de 14 a 17 de novembro
  • Rio Grande do Sul (Venâncio Aires)    de 21 a 24 de novembro


Comentários

Postagens mais visitadas