Maria Martha Hacker Rocha - UMA BELEZA EM FESTA

 (Salvador19 de setembro de 1936)  ex-modelo brasileira, eleita em 1954 a primeira Miss Brasil.


Martha Rocha é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha. Aos 18 anos, Martha participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil. Em julho de 1954, Martha chega aos Estados Unidos e pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson se deveu a duas polegadas a mais nos quadris. O segundo lugar deu a Miss a fama absoluta. Depois do concurso, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.


A história das duas polegadas foi uma invenção de jornalista João 

Martins da Revista "O Cruzeiro" do Rio de Janeiro  para consolar o 

orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas 

brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha 

autorizou a versão, conforme consta de sua autobiografia. Segundo 

Martha, "nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido 

verdade mesmo".


Como fato curioso, em 1956 a Chevrolet lançava no Brasil a picape 3100 com duas polegadas (5 cm) a mais na distância entre eixos que nos modelos convencionais. O utilitário é ainda hoje apelidado de Marta Rocha.


A Miss casou-se cedo com o banqueiro português Álvaro Piano e com ele teve dois filhos Álvaro Luis e Carlos Alberto Piano. Pouco depois, seu marido faleceu em um acidente de avião. Voltou ao Brasil com 23 anos e em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha Claudia Xavier de Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas