DIAS DO PERDÃO



O Ano Novo Judaico de 5774 começa este ano na noite do dia 4 de Setembro e continua até o pôr do sol no dia 6 de Setembro.
Diferente da maioria das festas, o Rosh Hashaná é comemorado por dois dias em Israel e na diáspora. É o alegre começo de um período conhecido como os Dias de Perdão. Os dois dias do Ano Novo foram descritos pelos sábios do Talmud em aramaico como “Yoma Arichtah”, que significa “um longo dia”.
Judeus por todo o mundo se reunirão em família e amigos para uma refeição festiva que inclui uma variedade de comidas deliciosas. Os Ashkenazim, ou judeus da Europa Ocidental comem maçã com mel para ter um ano doce, vinho para santificação e uma chalá (o pão trançado comido no Shabat) redonda especial com uvas passas, outro símbolo de doçura e da natureza redonda do ano.
Os judeus Sefaradim, de origem Oriental e Espanhola, fazem o tradicional “Seder de Rosh Hashaná” que inclui frutas como tâmaras e romãs, além de vegetais como alho-poró, feijão, feijão-frade, espinafre e beterraba. Em ambas as tradições, um peixe inteiro também é servido, incluindo a cabeça que simboliza a cabeça do ano.
Nesta refeição festiva, a bênção do "Shechecheyanu" é recitada, uma bênção em que agradecemos pelas experiências novas e diferentes. Muitos irão para a sinagoga de noite para receber a festa, assim como na manhã seguinte. Durante o mês de Elul, o mês que culmina em Rosh Hashaná e os Dias de Perdão, o shofar (o chifre do carneiro) é tocado todas as manhãs. Ele dá aos crentes um momento de reflexão. Rezas de penitência conhecidas como “slichot” também são recitadas durante aquele mês.
No primeiro dia de Rosh Hashaná, muitas pessoas executam o ritual de "Tashlich" – recitando rezas perto de um corpo de água fluente, jogando fora as migalhas e pó nos seus bolsos dentro da água, uma maneira simbólica de se livrar dos seus pecados. Rosh Hashaná é uma festa cheia de alegria e comemoração.
Maya Levin estudou Filosofia na Universidade de São Paulo e hoje é professora de Hebraico Bíblico. Vive em Haifa, uma cidade no litoral de Israel, apesar de não gostar de praia. Maya é fluente em hebraico, português, inglês, espanhol e alemão.
maya_levin@eteachergroup.com

Comentários

Postagens mais visitadas