QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?




13 DE MAIO DE 1888 




06 DE OUTUBRO DE 2013.



"Escravidão  cancro mortal que ameaçava os fundamentos da 

nação."


QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

O  Conselheiro Antonio Rodrigues Veloso de Oliveira  foi uma das

 primeiras vozes abolicionistas do Brasil recém-independente.

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, criaram  no Rio de

 Janeiro Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

o jornal O Abolicionista, de Nabuco, e a Revista Ilustrada,

 de Ângelo Agostini, servem de modelo a outras publicações 

antiescravistas. Advogados, artistas, intelectuais, jornalistas e 

políticos engajam-se no movimento e arrecadam fundos para pagar

 cartas de alforria. Embora não se divulgue muito, a Igreja 

Positivista do Brasil, de Miguel Lemos e Raimundo Teixeira 

Mendes , teve uma atuação destacada na campanha abolicionista, 

inclusive ao deslegitimar a escravidão, vista, a partir de então, como

 uma forma bárbara e atrasada de organizar o trabalho e tratar os

 seres humanos.

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?


Teve participação destacada na campanha abolicionista, 

maçonaria brasileira, sendo que quase todos os principais líderes

 da abolição foram maçons.José Bonifácio, pioneiro da 

abolição, Eusébio de Queirós que aboliu o tráfico de escravos,

 o Visconde do Rio Branco responsável pela Lei do Ventre Livre e 

os abolicionistas Luís GamaAntônio Bento, José do Patrocínio, 

Joaquim Nabuco, Silva Jardim e Rui Barbosa eram maçons. 

Em 1839, os maçons David Canabarro e Bento 

Gonçalves emancipam escravos durante a Guerra dos Farrapos.

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

No Recife, os alunos da Faculdade de Direito mobilizam-se, sendo fundada uma associação abolicionista por alunos como Plínio de LimaCastro Alves, Rui Barbosa, Aristides Spínola, Regueira Costa, dentre outros.
Em São Paulo, destaca-se o trabalho do ex-escravo, um dos maiores heróis da causa abolicionista, o advogado Luís Gama, responsável diretamente pela libertação de mais de 1.000 cativos. Criou-se também na capital paulista a  Sociedade Emancipadora de São Paulo com a participação de líderes políticos, fazendeiros, lentes da Faculdade, jornalistas e, principalmente de estudantes.
O país foi tomado pela causa abolicionista, e, em 1884, o Ceará e o Amazonas aboliram a escravidão em seus territórios. Nos últimos anos da escravidão no Brasil, a campanha abolicionista se radicalizou com a tese "Abolição sem indenização" lançada por jornalistas, profissionais liberais e políticos que não possuíam propriedades rurais.

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Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariado. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão-de-obra europeia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos  negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

• A consciência democrática surgida na resistência à ditadura

 introduz um elemento novo na vida política. Pela 1ª vez transborda

 de setores urbanos minoritários para as grandes massas, enraiza-se

 nos movimentos de trabalhadores das cidades e do campo, 

estudantes, moradores, intelectuais e artistas, ação pastoral da 

Igreja, órgãos de imprensa e outras áreas de uma sociedade civil 

que se organiza. Cria um vinculo em grande parte inédito entre 

direitos politicos e direitos econômico-sociais, um patamar novo de

 cidadania, mais abrangente e exigente. Sua expressão mais visível é

 a Campanha das Diretas-84. Depois dela, a ditadura negocia

 apenas as condições e prazos do seu desaparecimento.


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 A democratização de 85 é conduzida pelos moderados do PMDB

 e a dissidência do oficialismo que forma o PFL. Após a derrota da

 Campanha das Diretas, adota a via de vencer o regime dentro do

 Colégio Eleitoral que ele próprio criou. Negociada com expoentes

 do Sistema de 64, traz o selo da conciliação, típico das elites 

brasileiras desde 1822. Mas traz também a marca da ebulição

 politico-social de massas que na mesma época rompe os diques

 erguidos desde 64. O resultado, expresso na Constituição de 88, é

 uma democracia mais ousada e socialmente incisiva, se comparada 

à de 45, embora sua regulamentação e aplicação permaneçam 

sempre aquém do texto constitucional.

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

O impeachment de Collor põe à prova as instituições da Nova 

República. Estas passam no teste sem quebra da ordem 

constitucional democrática, graças a intensa mobilização da opinião

 pública e a despeito do apego do presidente a seu cargo. Porém a

 emenda constitucional que institui a reeleição (28/1/97) e várias

 outras cogitadas pelo bloco de apoio ao gov. FHC (volta do voto

 distrital, fidelidade obrigatória, restrições à liberdade partidária) 

indicam que o regime político está longe de estabilizar-se.

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

O sistema de governo, presidencial ou parlamentarista. é

 submetido a plebiscito em 21/4/93, por determinação da Carta de

 88. Embora as elites se apresentem às urnas divididas, o eleitorado

 reafirma o presidencialismo em todos os estados e por expressiva

 maioria (mais de 2/3). motivado em especial pela defesa da eleição

 direta para presidente.

QUANTO VALE A SUA CARTA DE ALFORRIA HOJE?

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. 
O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

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