Dicas do amigo Fabio Arruda

Ao contrário do que muita gente imagina, Etiqueta não tem nada de "frescura". Desde a sua origem, seu princípio e finalidade são estabelecer, através de alguns conceitos, uma melhor relação entre as pessoas.

Certos códigos de comportamento, quando respeitados, nos evidenciam um cotidiano mais agradável e producente. E é por estar presente em todas as situações que não devemos esquecer da preciosa Etiqueta durante feiras e eventos corporativos.

Todo o processo de chegada, cadastramento, emissão de crachás, etc., pede organização e disciplina. Existem feiras que mandam antecipadamente seus convites, para que você possa se cadastrar com antecdência; e algumas até mandam os crachás a alguns participantes.

Estacionar é a primeira etapa. Os estacionamentos de pavilhões costumam ter um preço fixo, que deve ser pago logo na entrada. Portanto esteja preparado: nada mais chato que aquele "mala" no carro em frente ao seu, que esqueceu de trazer dinheiro ou que insiste em pagar apenas na saída, e assim atrasa longamente o acesso dos demais.

Mas esteja preparado, pois filas, neste tipo de evento, são quase que obrigatórias. Não preciso dizer que furar fila é uma das maiores faltas de civilidade e respeito. Cabe sempre aí, lembrar da gentileza óbvia para com gestantes e idosos. E a impaciência deve ser deixada em casa, trancada na gaveta. Para quê já começar estressado?

Uma vez lá, o fluxo de pessoas pode ser enorme. Portanto, contribua para uma circulação inteligente naqueles corredores que podem parecer um labirinto. Retire logo na entrada o mapa de localização dos estandes - ou busque nos painéis indicativos a direção que necessita. Aquele sistema de letras associadas a números ou cores, e à divisão de setores, funciona muito bem.
Durante a visita, foque suas metas e torne produtiva - ao máximo - sua ida ao evento.

E quem de nós não adora um brinde? Mas estes estão programados para serem distribuídos individualmente. Insistir em levar mais um "para a esposa", nem pensar. Mas vale aqui uma avaliação: será que precisamos realmente de todas aquelas sacolas e pequenos mimos que, juntos, muitas vezes chegam a parecer a bagagem de uma viagem de navio de 30 dias, e que seguramente vai esbarrar nos demais?

Feiras grandes demais podem exigir mais de um dia de visitação. Por isso aí é fundamental organizar de forma objetiva - e dirigida - suas incursões ao evento. Existem as normas, também, para os expositores e participantes, mas isto fica para uma próxima vez...

fabioarruda@fabioarruda.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas