TERRA DO SAGRADO E PROFANO



Bahia terra de todos os santos dos sagrados aos profanos o baiano é carnaval... assim diz a letra da música.
 E é assim que eu busco entender o comportamento do povo baiano.
Ontem, domingo mais precisamente dia 20 de Janeiro de 2019 como procuro fazer sempre, fui passear no meu lindo dia de folga.

Dentre a programação estava a assistir no largo do São Francisco no Pelourinho as  minhas queridas amigas as "CONTADEIRAS "  logico que aproveitei para dar um passeio por lá.
Tudo muito lindo, alegre, colorido, festivo... os tambores ecoavam pelas ruas e vielas  me levando a dançar , me sentindo uma menina no parque. Casas e vitrines, pessoas "gente" circulavam num emaranhado de cores , sotaques e linguas...

Passei por uma porta muito movimentada, achei até que se tratava de algum evento... e era mesmo.
Um funeral!
Muitas pessoas velando a morte de um grande músico baiano. Olhei ao redor e ainda comentei... nossa, o cortejo deve sair em breve pois tem pessoas se arrumando pela rua....

Dei mais uns cinco passos e encontramos uma moça conhecida de um dos meus acompanhantes, e então perguntamos: Quem morreu? Ela citou o nome e logo complementou... nós mulheres não abrimos as nossas portas hoje mas, os homens estão  fazendo o "ENSAIO" e a festa está começando a esquentar. Nos disse isso com um largo sorriso no rosto, nos convidando a entrar.

Com todo o meu respeito ao  morto não irei citar seu nome.
Com todo o respeito aos blocos e casas de espetáculos no pelô, não irei dar nomes.
Com todo o meu respeito a tradição e costumes do povo baiano... eu só queria entender!

Comentários

  1. Uau, suas palavras e visão da baianidade nos inspira. Obrigada por essa crônica de uma simplicidade generosa e cheia de cumplicidade pelo que viu e sentiu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas