PRIMEIRA PARADA - PARIPE

Todos devem estar perguntando  qual o motivo que me despertou a falar sobre o subúrbio ferroviário de Salvador. Pois bem, a convite de um líder nato o qual se transformou em meu guia, de quem falarei numa outra matéria -Heraldo Gonçalves-  tive a oportunidade de ver com meus próprios olhos a maravilha e a imensidão de vidas que lá habitam.

(O Subúrbio Ferroviário é a denominação dada ao conjunto de bairros de Salvador onde moram cerca de 500 mil  habitantes distribuídos em 22 bairros. É uma região periférica conhecida pela linha ferroviária que liga o bairro da Calçada, que fica na Cidade Baixa, até o bairro suburbano de Paripe, que fica na região noroeste de Salvador, conhecida por ser o penúltimo bairro de Salvador nessa região).





Um trajeto feito a pé para que nenhum detalhe se perdesse, assim comecei a minha aventura.
Irei falar por etapas:

Primeira parada: Colégio Estadual Barros Barreto

Localizado na Rua da Austrália - s/n - Paripe . Sim, a busca pela educação é de fundamental importância. 
Lá tive o prazer e a honra de ser apresentada a alguns funcionários, docentes, alunos, voluntários e ao Gestor  que também se transforma no Mestre Sensei Rui Cesar nos finais da tarde.

Numa conversa informal ele o gestor me conta que seu trabalho é desenvolvido com muito amor e disciplina e que todos que ali estão são tratados com muito respeito. O projeto de  inclusão social que neste ano de 2018 completa 18 anos é desenvolvido através da pratica do Karatê - Dô    uma arte que possibilita o desenvolvimento físico e psico-social do praticante, motivando-o a lutar e vencer as constantes mudanças sociais através do espirito motivacional inerente aos caratecas.Os alunos que participam não pagam  mensalidade mas contribuem com  doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis., que são doados a comunidade carente.
Um belíssimo projeto que faz com que o "Barros Barreto" mantenha o índice zero de violência, e o  mais lindo de ver e saber  é que o trabalho  é todo  desenvolvido através  de voluntários .O desempenho  e o esforço de todos em busca de crescimento, desenvolvimento e  manutenção.
 Fui apresentada também aos laboratórios de informatica, física,química e biologia  organizados por alunos e ex alunos focados em dar o seu melhor para organizar e manter o patrimônio público. E convidada para voltar para em breve assistir a nova biblioteca da escola.Confesso minha ansiedade em colocar meus olhos sobre estes sonhos projetados, desenvolvidos e realizados com tanta dedicação.

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PRÁTICA DO KARATÊ-DÔ





A Grande Família João , Roberto, Ana, Angelica e Ângela  os quais voltarei a falar.

André Santos


Como disse anteriormente irei por etapas... 
Este foi o meu primeiro registro.







Comentários

  1. Melhor projeto do subúrbio e melhor Sensei! Oss...
    Merece todo reconhecimento que lhe couber, por sua paciência e total dedicação a nós.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Nane, toda vez que divulgo um nome que faz acontecer me sinto mais feliz e realizada. Meus aplausos ao gestor/
      Sensei Rui César. Grata por seu depoimento. Beijo fraterno!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas