O TURISMO E SUA VERTENTE



O turismo é uma atividade econômica relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural (condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo e hidrografia ou proximidade do oceano) e cultural (paisagem arquitetônica, museus, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos econômicos como feiras comerciais, conferências internacionais, etc.).
          Nesse sentido, as atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo. De fato, a paisagem é o primeiro contato do turista e é importante que ela produza uma sensação favorável, atraente e harmoniosa.
Há, ainda, os casos do espaço destinado ao turismo produzido artificialmente, independentemente de sua história, de seu contexto cultural ou mesmo da paisagem natural.

O ecoturismo é outra modalidade que tem se desenvolvido muito nas últimas décadas, principalmente a partir de 1970, quando a discussão sobre questões ambientais transformou-se numa temática internacional, sensibilizando pessoas de todo o mundo. Ainda representa, entretanto, uma fatia pequena do destino do turismo internacional: cerca de 5% do volume total dos mais de 700 milhões de pessoas que viajaram pelo mundo em 2003. Embora lento, o seu crescimento tem sido progressivo, e muito investimento tem sido feito internacionalmente para explorar esse potencial.




         
 Na América Latina, o ecoturismo é praticado muitas vezes por empresas não especializadas ou por guias improvisados, que levam os turistas a programas sem nenhuma preocupação com a conservação ambiental, fundamental nesse tipo de atividade, permitindo que os visitantes joguem lixo pelo caminho, capturem animais, façam fogueira na mata ou retirem pedaços das formações rochosas de uma caverna.



Turismo Cultural e sua importância Turismo cultural é um conjunto de valores de cada local. É uma forma de conviver com o passado, de conhecer o patrimônio, de resgatar as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrando valores de cada cidade. É tarefa de cada local valorizar as suas tradições e preservar o seu patrimônio não apenas para o bem da cidade, mas para o bem de todos. A cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no meio ambiente, da curiosidade cultural, enquanto turismo cultural são técnicas e formas artísticas como uma maneira de planejar e valorizar um bem cultural. Para se fazer um turismo cultural, basta viajar, sair daquela rotina do dia-a-dia, conhecer outras pessoas e hábitos diferentes. As pessoas procuram conhecer costumes novos e culturas que não fazem parte do seu cotidiano. O turismo se alimenta de diferenças. Dessa forma, o turismo cultural é uma grande oportunidade que faz com que as pessoas de grandes metrópoles possam conhecer lugares onde cada um tem seu modo de vida tranqüilo e muita opção de lazer em geral. O turismo cultural faz com que o turista adquira conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade, sua cultura, sua tradição, sua crença, seu costume, o seu modo de vida em geral.Sendo assim, não podemos deixar que os laços culturais se rompam com o passar do tempo. A cultura não é perdida por conta do passado.


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1770531-importancia-turismo-para-convivio-social/#ixzz1lQNuASd7 



Comentários

Postagens mais visitadas